Natureza da Bíblia

O escritor da carta aos Hebreus descreve algo muito interessante sobre a natureza da Palavra de Deus, dizendo: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, falou-nos neste últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo”. (Hb. 1:1,2). As duas ênfases principais nestes versículos são: 1) Deus falou no passado; 2) Deus falou nestes últimos tempos. O que Deus disse parcialmente através dos profetas,ele disse plenamente em Jesus.


1 – Palavra Eterna (Is. 40:7,8). Deus compara a duração da vida do homem tão breve como a de uma simples erva. Passamos num pedaço minúsculo da história e logo perecemos, mas a Palavra de Deus é de geração em feração, subsiste para sempre.


2 – Fonte de Vida eterna (Jo 5:39) – Os judeus tinham o hábito de examinar as Escrituras porque reconheciam que elas continham o segredo da vida eterna. Assim podemos dizer que é através do estudo, do examinar as Escrituras que encontramos a fonte da vida eterna.


3 – Fonte de Verdade (Jo. 8:32) – A verdade aqui proferida é a própria Palavra de Deus que libera o homem das amarras do pecado e de satanas. Leia também João 17.17


4 – Origem Divina (II Pd. 1:19-21; Ec. 3:14). As escrituras não vieram meramente por vontade dos homens. Elas vieram quando “os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. A palavra que é traduzida como “movidos” significa literalmente “carregados” ou “levados”, ou “possuídos” pelo Espírito Santo, eles falaram, o que eles falaram, na verdade, era a mensagem de Deus. Assim podemos afirmar que a Bíblia não foi inventada por vontade dos homens e sim inspirada pelo Espírito Santo. È importante frisar que “toda Escritura é inspirada”, ou seja, a vontade de Deus está expressa em toda a Bíblia. E não apenas em parte dela.


5 – É viva e eficaz (Hb. 4:12-13). Este texto contém a essência de tudo o que a Palavra de Deus pode fazer nas nossas vidas. A Palavra de Deus é viva e eficaz, pois ela é capaz de fazer o que Deus pretende na vida do ser humano. Ela produz efeito e dá bons resultados (Is. 55.11). Ela é a mais penetrante do que espada de dois gumes, ela entra no homem e age de dentro para fora. Penetra na divisão de alma e do espírito, jundas e medulas, isto é, age nos nossos sentimentos, pensamentos e mexe com nossas emoções, no nosso interior.

A Palavra de Deus traz à nossa consciência o que realmente somos. Ela é apta par discernir os pensamentos (desejos) e sentimentos (intenções)


0 comentários: